Festival descentraliza impacto

Festival descentraliza impacto

A 1° edição do Festival Descentraliza Impacto nasce como uma iniciativa criada pelo Impact Hub Brasil e Instituto Sabin com o propósito de impulsionar a temática de impacto para além dos eixos já conhecidos. Promovendo uma interlocução com atores locais, pequenos empreendedores e todas as redes que estão dispostas a fazerem a diferença na sua cidade.

Marcando presença nas regiões Norte e Nordeste, o festival promoveu debates e conexões relacionados a temáticas da economia circular, iniciativas sociais, ESG e impacto socioambiental positivo. O empreendedorismo e inovação social são ferramentas possíveis para o desenvolvimento territorial, e por acreditar nisso o festival não apenas reuniu nomes que fazem a diferença, como também preparou um momento único de muita conexão e entrega para gerar soluções possíveis a partir da presença de diferentes segmentos e pensamentos para cada cidade participante.

O resultado disso tudo foi vivenciado nas cidades de Salvador e Boa Vista, com muito impacto gerado, negócios locais participando como fomento da economia e sempre, com o olhar para a colaboração!

Impact Hub Brasil e Instituto Sabin carregam a inovação e o impacto socioambiental como valores norteadores de atuação. Criado em 2005, o Instituto Sabin é uma organização dedicada a melhorar a saúde pública e fortalecer o impacto em comunidades desfavorecidas. Através de programas de prevenção, educação em saúde e apoio ao desenvolvimento social em todo o Brasil. 

O Impact Hub nasceu em Londres com a iniciativa de criar um espaço de trabalho colaborativo para pessoas interessadas em promover grandes transformações. Desde então, temos a missão de inspirar, conectar e capacitar a comunidade a desenvolver ideias empreendedoras e construir um mundo radicalmente melhor. Provocamos esse movimento ao entregar nossos três pilares: Comunidade Vibrante, Espaços Inspiradores e Conteúdo Significativo.


Em Salvador reunimos Saville Alves CEO da Solos, Uelber Chaves diretor da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SESIS), representando o setor público, Luciana Rodas, Professora adjunta e pesquisadora da Escola de Administração da UFBA, representando a academia, com mediação de Marcus Bessa, Co Fundador do Impact Hub Manaus e atual Presidente do Impact Hub Brasil. O bate-papo aconteceu no Colabore, 1°Centro Municipal de Inovação de Impacto do país, construído a partir dos 17 Objetivos sustentáveis da ONU

Em Boa Vista a conversa foi marcada pela presença de Tânia Soares, Secretária de Estado da SETRABES, Thiago Brígida, fundador da Platô Filmes, Renata Costa, fundadora da Macchiato Café, e Márcio Ribeiro, fundador da Pirilampos, com mediação também do Marcus Bessa. Trazendo como a região Norte vem construindo ações que colocam o protagonismo local como fator chave para a transformação. Abordando como os 4 setores vem promovendo impacto socioambiental positivo e como colocam a cidade de Boa Vista como uma capital voltada para a sustentabilidade.
“O festival Descentraliza para gente é de extrema importância, à medida que apresenta um pouco da nossa experiência e como, de alguma forma, as nossas práticas estão impactando o nosso ecossistema local, seja do ponto de vista da economia criativa ou em outras áreas”. Renata Costa

Canva de Impacto

A metodologia, criada exclusivamente para o Descentraliza, tem o objetivo de abordar as oportunidades que o ecossistema local tem, vislumbrando a criação de soluções significativas.

Canva de Impacto

Discutindo os desafios da cidade e pensando juntos: o Canva de Impacto! A metodologia, criada exclusivamente para o Descentraliza, tem o objetivo de abordar as oportunidades que o ecossistema local tem, vislumbrando a criação de soluções significativas. O intuito é reunir diversos atores locais com visões e vivências diferentes para, em um sistema de colaboração, criar e desenvolver ideias que contribuam para o impacto positivo da cidade.



Para que serve?
1 - Apoiar a criação de soluções de impacto para todo e qualquer tipo de negócio ou iniciativa que esteja comprometida em resolver um problema complexo da nossa sociedade e do nosso planeta
2 - Para instigar, provocar e desafiar empreendedores a repensarem a maneira como atuam em sociedade
3 - Para ajudar na criação de soluções mais robustas e maduras, com visão sistêmica e colaborativa
4 - Para que todas as pessoas possam se sentir pertencentes na mudança que queremos ver no mundo


Para quem é?
1 - Quem empreende, seja um negócio de impacto ou não – Empreendedores.
2 - Quem está repensando a lógica de gestão, buscando desenvolver ações de impacto mais reais e concretas
3 - Quem estuda a área de impacto e novas metodologias
4 - Para quem investe em ações de impacto
5 - Para todas as pessoas que querem liderar a transformação social e ambiental no seu território


Por que usar?
1 - Para que as ações de impacto socioambiental ganhem a robustez e maturidade para serem desenvolvidas
2 - Na promoção da participação colaborativa de times, associados,

Depoimentos

Almir Sá - Diretor do Sebrae Roraima

Edição Salvador

Festival descentraliza impacto na mídia

Edição Salvador

Edição Boa Vista